traballho
Ingredientes:
- 600g de penne (para massas com molho curto, a medida é de 150g/pessoa)
- 500g tomate cereja cortados ao meio
- 1 cebola grande cortada em fatias (corte juliana)
- 5 dentes de alho fatiados
- 1/2 maço de tomilho (que eu tiro da horta da Vivi)
- 1/2 brócolis tipo japonês (esse não vai pro forno)
- sal e pimenta do reino q.b.
- queijo parmesão ralado para finalizar (se não tiver parmesão pode usar um Minas curado, que mal tem?)
Preparo:
- ligue o forno a 200 graus
- Misture os tomates + cebola + alho + azeite + tomilho + sal e pimenta na assadeira, e leve ao forno quente por uns 20 minutos, até que os tomates murchem e soltem o caldo. Não deixe ficar tempo demais no forno para não secar. O caldinho do fundo da assadeira será importante para dar sabor à massa.
- Enquanto isso, lave e corte o brócolis e cozinhe em água fervente por 2 min. passando, em seguida, para um recipiente com água gelada. Esse procedimento, chamado branqueamento, vai deixar o brócolis verdinho e crocante. Escorra o brócolis e misture com os tomates.
Massa:
- Em uma panela grande, coloque 6 litros de água (1 litro para cada 100g de massa). Quando a água ferver, adicione 10g de sal grosso para cada litro.
- Acrescente a massa e siga as instruções sobre o tempo de cozimento da embalagem. Cada massa tem um tempo diferente.
- Assim que a massa estiver cozida retire da água e misture tudo. Se ficar muito seco, adicione uma ou duas colheres (sopa) da água do cozimento da massa e um fio de azeite.
DICA: Nunca jogue fora a água do cozimento da massa. Ela pode ser útil. Se a massa esfriar e colar é só aquecer esta água e passar pela massa no escorredor. A água também pode ser adicionada ao molho se ele estiver muito grosso.