TRABALLHOS
O período militar ocorreu no Brasil no período de 1964 a 1984. O golpe dá aos militares um imenso poder. Nesta época, houve por um lado, a manifestação formal do regime militar nos Direitos Humanos, e por outro lado, inúmeras práticas foram adotadas com violência e tortura contra as pessoas que se mostravam detentoras de uma conduta negativa em relação ao regime.
Em nome da “segurança nacional” e do combate à “subversão comunista”, milhares de pessoas foram torturadas e mortas. Muitas delas desapareceram sem deixar rastros e notícias. Os militares utilizaram muitos meios para que esta repressão militar atingisse o seu objetivo.
Neste trabalho, iremos comentar sobre a importância e os objetivos dos governos de ditadura militar. E também o governo e história de Leon Trotski, Josef Stalin e Lênin. Irei mostrar as diferenças entre Comunismo, Anarquismo, Socialismo e Fascismo.
A IMPORTÂNCIA E OBJETIVO DOS GOVERNOS DA DITADURA
(1964 A 1985) À NOVA REPUBLICA
No plano interno o golpe militar de 1964 foi efetivado com o objetivo de evitar a ameaça comunista. O regime militar foi marcado pelas restrições aos direitos e garantias individuais e pelo uso da violência aos opositores do regime. No plano externo verificamos a inserção do Brasil no contexto da Guerra Fria, através da aplicação da Doutrina Truman ou a política do Big Stick (grande porrete) que ajudava na logística de implantação de Ditaduras na América Latina, afim de que o exemplo de Cuba não prosperasse no Atlântico Sul.
O modelo político do regime foi caracterizado por:
Fortalecimento do Executivo que marginalizou o Legislativo (através da cassação de mandatos) e interferiu nas decisões do Judiciário (como por exemplo, a publicação dos Atos Institucionais);
Centralização do poder, tornando o princípio federativa letra morta constitucional;
Controle da estrutura partidária, dos sindicatos e demais representações;
Censura aos meios de comunicação e intensa repressão política