Traballho
A Mina de Ferro de Carajás, que é explorada pela Companhia Vale do RioDoce é a maior mina de ferro a céu aberto do mundo. A mina foi descoberta em 1967, e faz parte da Província Mineral de Carajás, que possui reservas de minério de ferro de alto teor, de aproximadamente 2,1 bilhões de toneladas. O transporte do minério é feito através da Estrada de Ferro Carajás (EFC) até o porto da Porto da Ponta da Madeira em São Luís - MA. Faz parte do Projeto Ferro Carajás.
Os funcionários da Vale do Rio Doce que trabalham na mina de ferro de Carajás residem no Núcleo Urbano de Carajás, construído em 1981, com 1.274 casas. O Núcleo Urbano de Carajás é uma cidade planejada, muito bela e organizada, que fica no alto da Serra de Carajás, localizada a 15 km da mina de Carajás. Atualmente residem no Núcleo Urbano de Carajás quase 5 mil pessoas. Na serra de Carajás também está localizado o Aeroporto de Carajás, que foi construído pela Vale do Rio Doce em 1981, e hoje é administrado pela Infraero. Na Serra de Carajás também está localizada aFloresta Nacional dos Carajás, que possui um zoológico, o Parque Zoobotânico de Carajás.
A Mina de Ferro de Carajás está localizada na Serra dos Carajás no município de Parauapebas, sul do Pará. O minério de ferro extraído da Mina de Ferro de Carajás é tido como o minério mais puro do mundo. Além do ferro, na Mina de Ferro de Carajás são extraídos manganês, cobre, ouro e minérios raros. O acesso até a mina é restrito e precisa de autorização da Vale do Rio Doce. Vindo de Marabá, chega-se a Parauapebas pela