Trabalhos
GUERRA FRIA - MUNDO BIPOLAR
A cooperação dos Aliados possibilitou a derrota das forças do Eixo na Segunda Guerra Mundial. Com a esperança de construir uma paz duradoura e evitar futuras guerras, os líderes Aliados planejavam cooperar após a guerra. Mas as relações entre a União Soviética e os outros países Aliados logo deterioraram, gerando uma nova era de tensão mundial.
CONFERÊNCIA DE BRETTON WOODS
A Conferência de Bretton Woods, realizada em julho de 1944, tinha como objetivo a reconstrução da economia mundial. Quarenta e cinco países aliados se reuniram em Bretton Woods, nos Estados Unidos, onde ficou acordado a criação de duas organizações internacionais: o Banco Mundial (conhecido também como Banco Internacional de Reconstrução e Desenvolvimento - Bird) e o Fundo Monetário Internacional (FMI). Nessa reunião, também foi definido o novo padrão monetário internacional: o dólar ouro. O Banco Central Americano (o Federal Reserve - Board of Governors of the Federal Reserve System) garantia uma paridade fixa de 35 dólares por uma onça (31,1g) de ouro.
O dólar se consagrava como a nova moeda de reserva mundial, com livre circulação no mundo. A Conferência de Bretton Woods marcou o início da dominância econômica americana.
FIM DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL
Ao fim da Segunda Guerra Mundial, a Europa Ocidental deixou de ser o centro de poder no mundo. A França e a Inglaterra estavam enfraquecidas e a Itália, a Alemanha e o Japão, derrotados. Surgia uma nova fase geopolítica e econômica no mundo: os Estados Unidos e a União Soviética haviam se tornado as duas maiores potências.
Apesar de sua aliança contra a Alemanha nazista, as relações entre os dois países - mesmo durante o conflito - haviam sido frias. De fato, ao final da Segunda Guerra Mundial, as duas superpotências se encontravam em condições bastante diferentes.
Os Estados Unidos não sofreram a destruição das batalhas. O país era rico em recursos