Trabalhos
TRABALHO DE HISTÓRIA
“PERSONALIDADES QUE LUTAVAM CONTRA A ESCRAVIDÃO E RACISMO NO BRASIL E NO MUNDO.”
Albert Luthuli
Alberto Luthuli nasceu em 1898, no Zimbabue e faleceu em 21 de julho de 1967. Foi o primeiro negro a receber o reconhecimento internacional por sua lutar contra o racismo, recebendo em 1961 o Nobel da Paz.
Foi presidente do Congresso Nacional Africano e em conjunto com o Congresso Indiano da África do Sul retomou nos anos 50 a luta de não violência iniciada por Ghandi. Liderou milhares de pessoas que boicotaram , sobretudo mulheres, os ônibus onde a distinção racial era vigente, não adquiriam certos produtos agrícolas, desobedeciam as leis racistas. Lutou incasavelmente por uma África do Sul pertence a todos os que nela viviam , fossem negros ou brancos “….e nenhum governo poderá pretender ter autoridade que não fosse a que emana da vontade do povo…” esta foi a direção aprovada por milhares de manifestantes em 1956 em Kliptown não obstante o aparato da polícia. Como a maioria que lutava pela igualdade entre os homens, Luthuli foi preso e processado .Em 1959 foi proibido de participar de qualquer tipo de manifestação popular, além de ser obrigado a se exilar durante 5 anos de sua terra natal. Morreu misteirosamente atropelado por um trêm.
Desmond Tutu
Desmond Tutu nasceu numa época em que os negros tinham que carregar uma identificação especial e apresentá-la aos policiais brancos quando fossem requisitados. Em 1948, houve eleições na África do Sul, mas como somente os brancos puderam votar, o partido eleito era abertamente racista.
Desmond estudou na Escola Normal de Johannesburgo e, em 1954, na Universidade da África do Sul. Ainda aos 24 anos escreveu ao Primeiro ministro de seu país sobre o apartheid, que chamou de "uma política diabólica". Trabalhou como professor secundário e ordenou-se ministro anglicano em 1960.
De