Trabalho de Fotografia
Mas ao aprofundar mais e buscar outras fontes percebi que a história é muita mais antiga do que imaginava, a câmera escura foi inventada por Mo Tzu no século V a.C, ele criou uma caixa onde uma de suas paredes recebe um furo permitindo a passagem da luz que projeta a imagem na parede oposta. Já Aristóteles, no século III a.C, ao observar um eclipse percebe que quanto menor o furo, mais nítida é a imagem. E a partir daí que entra Alhazem, no século XX, descreve em um tratado ótica, sobre a utilização da câmara escura para observar eclipses solares.
Essa foi a primeira ilustração de uma câmara escura, foi publicada no tratado “De Radio Astronomico et Geometrico Liber” do físico matemático Reiner Gemma Frisius em 1554.
No século XVI, artistas famosos como Leonardo da Vinci usavam a câmera escura pra desenhar. Um artifício usado para conseguir imagens projetadas desde o exterior e cujas silhuetas eram desenhadas na referida câmara escura. No livro “Magia Naturallis”,de 1558, o napolitano Giovanni Baptista descreve essa utilização da câmara escura no auxilio ao desenho. E a evolução dessas câmeras foram acontecendo, ainda no século XVI lentes biconvexas,diafragma e espelho foram acrescentados na câmara escura e logo elas deixaram de ser grandes trambolhos e passaram a ser moveis e desmontáveis.
A verdadeira utilidade do objeto era “desenhar com luz”. A partir disso podemos entender melhor o significado das palavras gregas: foto (luz) e grafein (desenhar). Já câmera significa recinto