trabalhos
A) Os homens não ficam deslumbrados na frente de uma vitrine.
B) Eles não compram por impulso. Não tem paciência para a burocracia do crediário.
C) O público feminino sente uma atração irresistível pelas ofertas e liquidações do mercado consumidor.
D) As propagandas são direcionadas às mulheres.
LEIA o excerto seguinte e responda à questão proposta.
A senhora, uma dona de casa, estava na feira, no caminhão que vende galinhas. O vendedor ofereceu a ela uma galinha. Ela olhou para a galinha, passou a mão embaixo das asas da galinha, apalpou o peito da galinha, depois tornou a colocar a galinha na banca e disse para o vendedor: “Não presta!”. Aí o vendedor olhou para ela e disse: “Também, madame, num exame assim nem a senhora passava.”
No texto acima, Millôr Fernandes realiza intencionalmente a repetição do vocábulo ‘galinha’ para reforçar a comicidade. REESCREVA-O, de forma a evitar a repetição. Para tanto, faça uso de mecanismos de coesão lexical e gramatical.
LEIA o excerto a seguir e responda à questão proposta.
Em Salvador, as gangues dos meninos de rua – que roubam e auxiliam traficantes para andar com roupa e tênis da moda – sabem que esse guarda-roupa não combina com a imundície dos locais onde dormem, chamados mocós em quase todo o país. Essas crianças precisam do elemento básico para a sua formação – uma família.
INDIQUE as expressões do texto a que se referem os seguintes mecanismos de coesão:
A) que -
B) esse guarda-roupa -
C) onde -
D) essa crianças -
LEIA o excerto seguinte e responda à questão proposta.
"O golfinho nada velozmente e sai da água em grandes saltos fazendo acrobacias. É mamífero e, como todos os mamíferos, só respira fora da água. O golfinho vive em grupos e comunica-se com outros golfinhos através de gritos estranhos que são ouvidos a quilômetros de distância. É assim que golfinho pede ajuda quando está em perigo ou