trabalhos
As pesquisas na área da genética avançam rapidamente. Já é possível, por exemplo, saber se o organismo de um receptor de medula óssea vai reagir negativamente a um transplante. Essa informação é obtida em investigações do genótipo (mapa do DNA) das citocinas, substâncias encontradas no sistema imunológico. Do departamento de análises clínicas (DAC), desenvolveu o trabalho correlação entre o polimorfismo e a produção de citocinas em transplante de medula óssea, realizado, em agosto, em campos do Jordão, interior de São Paulo.
Nos últimos anos, apesar dos avanços, com a aplicação de recursos, expansão de unidades de transplantes (leitos) e laboratórios, incentivo ao crescimento do Redome – Registro Brasileiro de Doadores de Medula Óssea, e a certeza de que estamos muito além da necessidade nacional.
A abertura para a participação ampla de usuários e suas associações trouxe à tona a necessidade de que efetivamente o país precisa de um sistema que funcione, e que seja equânime e democrático. As atividades relacionadas à busca de doadores não aparentados também foram contempladas e tiveram um crescimento quantitativo e qualitativo.
O Rereme, então, será o responsável pelos cadastros de receptores e busca de doadores tanto no Redome quanto nos registros nacionais e internacionais, A fim de agilizar estes cadastros, o INCA – Serviço de informática desenvolveu sistemas que permitira o cadastro automatizado via web por médicos e centros de transplantes, Estes sistemas trará importante avanço na comunicação, o que permitirá o acesso à informação aos profissionais, pacientes e órgãos reguladores.
Conclui-se que só com a união de esforços e perseverança vai ser construir um sistema melhor, com o objetivo principal de atender ao paciente, com agradecimento e fortalecimento da instituições nacionais.
Nome: LUCIANO DE JESUS DE BARROS (ENG: DE PRODUÇÃO, MATUTINO)