trabalhos
1 INTRODUÇÃO
A construção coletiva de uma proposta pedagógica sempre representa, para seus realizadores, um desafio e também uma decisão política das mais relevantes, que os educadores precisam tomar para conduzir o processo educativo em prol do fortalecimento.
Na educação Infantil, o papel da escola e do professor deve ser, entre outros, de estimular a curiosidade natural das crianças, a fim de despertar a busca por respostas através da formulação de hipóteses e propor discussões sobre pontos em que as crianças demonstrem interesse. Dessa forma, será estimulado também o desenvolvimento da linguagem oral, descritiva, narrativa e do desenho, que de maneira progressiva incorporarão detalhes do fenômeno ou objeto em questão, o que contribui para uma aprendizagem significativa.
A área de Ciências foi escolhida por exercer grande fascínio sobre as crianças, sendo uma motivação para a aprendizagem. Nesses termos,foi proposto atividades investigativas, interativas, lúdicas e interdisciplinares de Ciências, onde os alunos serão parte ativa no processo de construção do conhecimento. Não se deve esquecer de respeitar o estágio da inteligência em que a criança se encontra, caso contrário, será ultrapassada a sua própria possibilidade biológica e aquele conhecimento pode até ser memorizado, porém, incompreendido (FRACALANZA, AMARAL e GOUVEIA, 1987).
[...] o professor agiria como um estimulador e orientador da aprendizagem cuja iniciativa principal caberia aos próprios alunos. Tal aprendizagem seria decorrência espontânea do ambiente estimulante e da relação viva que se estabeleceria entre os alunos e entre estes e o professor (SAVIANI, 2008, p. 9)
As atividades práticas desta pesquisa foram desenvolvidas em um Centro de Convivência da cidade de Bauru na Educação