Trabalhos
Mazzola, Djeron
Marian, João Macos
Mello, Manuela Fretta,
Rullyan Fernandes
Introdução
Mais de 40% da água tratada no Brasil é desperdiçada.
O consumo de água pela indústria é cerca de três vezes maior que o utilizado pelo consumo doméstico, sendo assim, a redução e a boa utilização dos recursos hídricos pelo setor industrial é essencial para a redução dos impactos gerados pelos seres humanos ao meio ambiente.
Água: insumo e produto
Considerando a água como um insumo, devemos tratá-la de forma mais racional possível, tanto sob o ponto de vista econômico como ambiental. No seu conceito mais amplo, insumo é a combinação de fatores de produção, diretos e indiretos (mão-de-obra, energia, matéria-prima), que entram na elaboração de certa quantidade de bens (produtos) ou serviços.
Quando a água passa a ser o próprio produto, isto é, compõe em mais de 80% o bem final, o reuso passa a ter importância menor do que o desperdício. A água como produto final pode ser exemplificada como: perfumes, bebidas, molhos, gelo potável etc. Reutilização da água nas indústrias
-Pontos importantes no processo de reutilização da agua:Conhecer as etapas da produção,quantidade e qualidade da agua utilizadas em cada um dos processos para saber quais as formas de reutilização são viáveis.
-Ex:Ambev não pode reutilizar a água como matéria prima para os seus produtos,mas pode utiliza-lá para limpeza de equipamentos .
Tipos de processos que utilizam água nas indústrias
Transferência de Calor
Geração de Energia
Aplicação a Processos
Recirculação
-É uma técnica que apresenta por objetivo a utilização da água no processo onde inicialmente se usou.
A recirculação pode ser utilizada em esfriamento de equipes que geram calor; em processos de lavagem com o intuito de retirar resíduos ou elementos contaminantes dos produtos ou
equipes