Historia da Arte
OS GREGOS ANTIGOS SE DESTACARAM MUITO NO MUNDO DAS ARTES. AS ESCULTURAS, PINTURAS E OBRAS DE ARQUITETURA IMPRESSIONAM, ATÉ OS DIAS DE HOJE, PELA BELEZA E PERFEIÇÃO. A ARTE GREGA LIGA-SE À INTELIGÊNCIA, POIS OS SEUS REIS NÃO ERAM DEUSES, MAS SERES INTELIGENTES E JUSTOS QUE SE DEDICAVAM AO BEM-ESTAR DO POVO. A ARTE GREGA VOLTA-SE PARA O GOZO DA VIDA PRESENTE E É A EXPRESSÃO DA VIDA POLÍTICA DO POVO. NA SUA CONSTANTE BUSCA PELA PERFEIÇÃO, O ARTISTA GREGO CRIA UMA ARTE DE ELABORAÇÃO INTELECTUAL EM QUE PREDOMINAM O RITMO, O EQUILÍBRIO, A HARMONIA IDEAL ( CARACTERÍSTICA GERAL = ARTE ANTROPOCÊNTRICA).
ELES TÊM COMO CARACTERÍSTICAS: O RACIONALISMO; O AMOR PELA BELEZA; O INTERESSE PELO HOMEM, ESSA PEQUENA CRIATURA QUE É “A MEDIDA DE TODAS AS COISAS”.
OS ARTISTAS GREGOS BUSCAVAM REPRESENTAR, ATRAVÉS DAS ARTES, CENAS DO COTIDIANO GREGO, ACONTECIMENTOS HISTÓRICOS E, PRINCIPALMENTE, TEMAS RELIGIOSOS E MITOLÓGICOS. AS GRANDES OBRAS DE ARQUITETURA COMO OS TEMPLOS, POR EXEMPLO, ERAM ERGUIDOS EM HOMENAGEM AOS DEUSES GREGOS. HERÓIS, DEUSES, NINFAS, TITÃS E CENTAUROS HABITAVAM O MUNDO MATERIAL, INFLUENCIANDO EM SUAS VIDAS.
A PINTURA GREGA FOI INFLUENCIADA PELA LEI DA FRONTALIDADE DOS EGÍPICIOS..
GOVERNO DE PÉRICLES=“SÉCULO DE OURO” –
PERÍODO CLÁSSICO= RACIONALIDADE E IDEAL (ROSTOS E CORPOS PERFEITOS).
ESCULTURA GREGA
AS ESCULTURAS GREGAS TRANSMITEM UMA FORTE NOÇÃO DE REALISMO, POIS OS ESCULTORES GREGOS BUSCAVAM APROXIMAR SUAS OBRAS AO MÁXIMO DO REAL, UTILIZANDO RECURSOS E DETALHES.
NERVOS, MÚSCULOS, VEIAS, EXPRESSÕES E SENTIMENTOS SÃO OBSERVADOS NAS ESCULTURAS.
A TEMÁTICA MAIS USADA FOI A RELIGIOSA, PRINCIPALMENTE, REPRESENTAÇÕES DE DEUSES E DEUSAS. CENAS DO COTIDIANO, MITOS E ATIVIDADES ESPORTIVAS (PRINCIPALMENTE RELACIONADAS ÀS OLIPÍADAS) TAMBÉM FORAM ABORDADAS PELOS ESCULTORES GREGOS.
A ARQUITETURA GREGA ANTIGA PODE SER
DIVIDIDA EM TRÊS ESTILOS:
1 – CORÍNTIO -
POUCO UTILIZADO PELOS ARQUITETOS GREGOS, CARACTERIZAVA-SE PELO EXCESSO DE DETALHES. OS