trabalhos
Consigo perceber o raciocínio contra as cotas estabelecidas com base na cor da pele; mas também posso ver a dura realidade herdada da discriminação que precisa ser resolvida".
"Espero que o Brasil caminhe para transformar em realidade seu velho mito da 'democracia racial', ao invés de retornar às classificações raciais anacrônicas, que reduzem identidades complexas a atributos específicos." "Pelo que descobri no Brasil, essa é também uma antecipação do nosso futuro, em um mundo onde as pessoas estarão cada vez mais miscigenadas."
4-Representantes de 59 instituições federais de ensino superior estão discutindo o impacto da implantação da lei das cotas.
Na UFMG, maior universidade de Minas Gerais, a direção diz que já fez uma previsão de aumento do orçamento em 10% para assistência estudantil em 2013.
“Nós vamos fazer o balanço dos alunos que tem necessidade de apoio financeiro e o ministério nos afirmou que se houver necessidade de recursos adicionais, será concedido”, afirma o reitor UFMG, Clélio Campolina.
Pela lei, as universidades e instituições federais de ensino deverão reservar já no próximo vestibular, 12,5% das vagas totais para alunos que cursaram todo o ensino médio em escolas públicas. 50% dessas vagas para candidatos com renda familiar mensal de até um salário mínimo e meio, por pessoa. A outra metade, para quem ganha acima disso.
Uma proporção das vagas reservadas, nas duas faixas de renda,