Nazismo Fascismo e Racismo
Através desse trabalho pretendemos conhecer um pouco mais sobre o nazismo e fascismo e o grande problema do racismo e seus personagens Adolf Hitler, Mussolini, Francisco Franco. Para isso iremos fazer uma viagem no tempo estacionando neste período tão crítico que marcou a história mundial.
"O nazismo e fascismo é um movimento que, do ponto de vista imediato, está ligado à crise do liberalismo e à crise da própria noção de progresso nos anos 20, ou seja, encontra um grande apoio, uma razão de ser, como resposta a toda a agitação social, aos problemas e, especialmente, ao triunfo e existência da Revolução Soviética no final da Primeira Guerra Mundial. Ele retoma as tradições conservadoras que vinham praticamente desde a derrubada do Absolutismo, com as revoluções liberais e burguesas na Europa. Representavam forças que se opunham à noção de progresso, de razão, à noção iluminista. Mas, uma vez que o progresso, o crescimento industrial e a sociedade moderna se afirmaram, eles permaneceram como filosofias marginais e exóticas."
O Nazismo na Alemanha
Regime político de caráter autoritário que se desenvolve na Alemanha durante as sucessivas crises da República de Weimar (1919-1933). O Nazismo baseia-se na doutrina do nacional-socialismo, formulada por Adolf Hitler (1889-1945), que orienta o programa do Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães (NSDAP). A essência da ideologia nazista encontra-se no livro de Hitler, Minha Luta (Mein Kampf). Nacionalista, defende o racismo e a superioridade da raça ariana; nega as instituições da democracia liberal e a revolução socialista; apóia o campesinato e o totalitarismo; e luta pelo expansionismo alemão.
Ao final da 1ª Guerra Mundial, além de perder territórios para França, Polônia, Dinamarca e Bélgica, os alemães são obrigados pelo Tratado de Versalhes a pagar pesadas indenizações aos países vencedores. Essa penalidade faz crescer a dívida externa e compromete os investimentos internos,