Trabalhos
ANHANGUERA EDUCACIONAL
UNIDADE PELOTAS
SERVIÇO SOCIAL
1º SEMESTRE
DISCIPLINA
LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS
Professora Presencial: Artenisa Antunes
Tutora a distância: Jossett Campagna
Pelotas, 08 de junho de 12 de 2012
GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA
INTRODUÇÃO O estudo procura considerar a particularidade do ambiente permeado pela violência em que vive a falta de orientação por parte da maioria de famílias e fragmentação das políticas e projetos sociais que deveriam assisti-los.
Atualmente alguns estudos resaltam a possibilidade de que a gravidez na adolescência pode ser resultado de uma ação pensada, ponderada e desejada pelos jovens mães e pais adolescentes. Por outro lado considerar a gravidez precoce como uma ação consciente do adolescente que deseja e faz, pode acarretar a banalização, e o inevitável movimento de diferença que seque a banalização frente às mazelas as que ficam expostos as jovens mães e suas famílias, quando isso se da num contexto de pobreza e formam um circulo vicioso de difícil dissolução.
Assim a proposta deste estudo resaltou a perspectiva dos próprios jovens e também considerando provável desamparo em que esses jovens podem se encontrar quando se veem grávidos sem estudo, sem casa, para constituir família e sem visualizar a possibilidade próxima de adquiri-la, mesmo que esse seja o seu desejo.
O que notamos foi, que de uma época onde o sexo era atributo do casamento, por tanto, restringindo pela moral sexual, para outra onde se liberaliza a atividade sexual.
RESUMO
A adolescência é uma fase bastante conturbada na maioria das vezes, em razão das descobertas, das ideias opostas ás dos pais e irmãos, formação da identidade, fase na qual as conversar envolvem namoro, brincadeiras e tabus. É uma fase do desenvolvimento humano que está entre a infância e a fase adulta. Muitas alterações são percebidas no fisiológico do organismo, nos