trabalhos
O Carteiro e o Poeta
Salvador
2013
Colégio: Nabuco
Aluna: Luana Bárbara
Prof.: Mary Lúcia
Série: 1°ano
O Carteiro e o Poeta
Salvador
2013
Resumo do Filme
No filme “O carteiro e o poeta” é abordada uma linda história de amizade e, sobretudo, da formação de um leitor, que tem sua vida transformada em função da poesia. Essa pessoa é o Mário Ruppolo, que vivia a beira mar com o pai pescador, até conseguir uma vaga como carteiro. A trama se passa entre uma ilha na Itália, país de origem do carteiro e o Chile, onde o poeta morava.
Pablo Neruda, o poeta, por razões políticas enfrentadas em seu país, o Chile, se exila nessa ilha e conhece Mário quando este passa a entregar correspondências em sua casa. Na verdade, quando Mário conseguiu um cargo como carteiro e recebeu a função de entregar cuidadosamente as cartas à Neruda, logo se encheu de entusiasmo, por já conhecer seu trabalho e o admirá-lo. Mas foi instruído a não perturbar o poeta em suas entregas, porém fazia tudo o contrário, sempre buscava oportunidade de se aproximar dele. Essa fase é passada pelo filme de forma bem cômica, tendo em vista que o carteiro além de ser simples na sua linguagem, também é muito atrapalhado chegando até mesmo a ser inconveniente. Aos poucos ambos foram conversando sobre poesias, dentre outras coisas até que o carteiro pede ajuda ao poeta para conquistar uma mulher, o qual era apaixonado.
O poeta começa então a ler poesias, indicá-las e tentar mostrar para o carteiro que se achava muito inferior, incapaz de fazer poesia, que todo mundo é capaz, basta esforço e dedicação. Essa passagem também é cômica, porém considerei um dos momentos mais importantes do filme, pois o carteiro começa a construir rimas e mostrar interesse pelo mundo da leitura e escrita. Neruda nesse sentido foi um ótimo mediador, pois apresentou a poesia para o carteiro de modo fascinante, misterioso e ao mesmo tempo acessível, embora ela ainda