Omni-directional Range (VOR)
VOR , sigla de Omni-directional Range, trata-se de um equipamento eletrônico que auxilia a navegação aérea. É basicamente um sistema de radio-navegacao para as aeronaves. Como o próprio nome já faz referência, o equipamento emite sinais de rádio em todas as direções.
Vale a pena ressaltar o conceito que o Departamento de controle do espaço aéreo (2013) faz do VOR:
“Estações de rádio destinadas a apoiar as operações de navegação aérea, que transmitem ondas eletromagnéticas omnidirecionais (radiais), em faixa de frequência muito alta (VHF, entre 112,0 e 117,9 MHz)[...]”
O funcionamento do VOR é feito da seguinte forma: O equipamento em terra transmite dois sinais de rádio num mesmo momento (ambos alinhados com o norte magnético da terra), um desses sinais é constante em todas as direções (não direcional) e o outro é rotativo sobre a estação ( direcional). Um receptor presente na aeronave recebe ambos e a diferença elétrica entre os dois sinais é convertida e interpretada,obtendo assim a radial em que a aeronave se encontra em relação a estação.
As radiais de estação referem-se a um conjunto de linhas que passam no centro da VOR e formam um determinado angulo com a linha que une o Norte Magnetico a estacao VOR.(Air Navigation,2009).
Ressalta-se que o VOR não tem como indicar diretamente a radial que a aeronave se encontra, ou o sentido do voo, já que ele funciona com informações relativas a estação. Seu equipamento que esta a bordo mostra se a aeronave esta ou não na radial selecionada pelo piloto e se não estiver indica qual caminho seguir para encontrar a radial selecionada. Para corrigir essa deficiência do VOR, é habitual utilizar em conjunto um sistema DME.
Indicador VOR (Fonte:LADKIN,Peter B, 1997)
O equipamento que encontra-se a bordo das aeronaves denomina-se Omni-Bearing Indicator (OBI).
O indicador VOR possui um cartão rotativo graduado de 0 a 360 e um seletor no canto inferior esquerdo para girar o