Casos de Uso
(Análise de Projeto Prática)
Palmas, 20 de agosto de 2013.
Sumário
"Caso de uso é um documento narrativo que descreve a seqüência de eventos de um ator que usa um sistema para completar um processo". (Jacobson, Ivar, Spence, Ian, Bittner, Kurt, 2.0 Use-Case_ebook)
Ivar Jacobson
Definição de atores
Um ator no contexto de caso de uso pode conter diversas definições diferentes, abaixo serão apresentadas as mais usadas, e claras ao entendimento. 1. “Ator é algo que interage com o sistema, mas sobre o qual não se tem controle. Ele está fora da influência do sistema. Os atores têm um papel externo e são quem iniciam (e quem respondem) aos casos de uso. Por exemplo: fazem o pedido num restaurante, comem, bebem ou pagam. Tipicamente, um ator representa um papel que um ser humano, um outro processo, um outro sistema, ou até um dispositivo de hardware, desempenha ao interagir com o sistema. Cada ator corresponde a um papel específico: uma mesma pessoa que desempenha diferentes papéis nas interações com o sistema é representada por diferentes atores; por outro lado, diversas pessoas que desempenham o mesmo papel correspondem a um único ator. São eles quem: Utilizam o sistema; inicializam o sistema; fornecem os dados; usam as informações do sistema.”
2. “São entidades externas ao sistema que participam de um ou mais casos de uso normalmente ou fornecem eventos de entrada ou recebem alguma resposta do sistema. Em geral, atores podem ser: Papéis que pessoas representam nos casos de uso; dispositivos de hardware; outros sistemas; tempo (representar atividades periódicas).”
3. “Entidades externas ao sistema que de algum modo participam da estória do caso de uso, estimulam o sistema com eventos de entrada, ou recebem alguma coisa dele. Designados pelo papel que exercem no caso de Uso. Ex.: Cliente,