trabalhos
2 - Líquido - O corpo mantém a quantidade de matéria e aproximadamente o volume; a forma e posição relativa da partículas não se mantém. É particularmente estudado nas áreas da hidrostática e da hidrodinâmica.
3 - Gasoso - O corpo mantém apenas a quantidade de matéria, podendo variar amplamente a forma e o volume. É particularmente estudado nas áreas da aerostática e da aerodinâmica.
4 - Plasma - Uma espécie de gás com íons quentíssimo que, é o estado físico mais abundante em todo o universo. Neste estado há uma certa "pastosidade" da substância.
5 - Condensação de Bose-Einstein - Descoberto em 1995, quando algum cientista maluco esfriou um gás atômico bem pertinho do zero absoluto – idéia que parece coisa de desocupado, mas que possibilita, hoje, que o trem-bala japonês Mag Lev se mova levitando, sem tocar nos trilhos. É uma coleção de milhares de partículas ultra-frias ocupando um único estado quântico, ou seja, todos os átomos se comportam como um único e gigantesco átomo. Os condensados de Bose-Einstein são feitos de bósons, uma classe formada por partículas que são essencialmente gregárias: ao invés de se moverem sozinhas, elas adotam o movimento de suas vizinhas.
6 - Condensado fermiônico - E é bem recente, surgiu em 2003, depois que alguém conseguiu a proeza de botar dois elétrons emparelhados e condensá-los. Na prática, ainda não serve para muita coisa além de ajudar na construção de relógios atômicos ultraprecisos. Ao contrário dos bósons, os férmions - a outra metade da família de partículas e blocos básicos com os quais a matéria é construída - são essencialmente solitários. Por definição, nenhum férmion poderá estar exatamente no mesmo estado quântico que outro férmion.
7 - Superfluido de Polaritons - Imagine uma nova forma de matéria que consiga utilizar um