trabalhos
RELATÓRIO Nº01
PROCESSOS DE ELETRIZAÇÃO
Uberaba
2013/02
- UNIVERSIDADE DE UBERABA
PROCESSOS DE ELETRIZAÇÃO
Trabalho apresentado à disciplina Fenômenos Físicos e Químicos e suas aplicações III, do Curso Superior em Engenharia da Universidade de Uberaba. Orientador: Luciano Henrique
Uberaba
2013/02
PROCESSOS DE ELETRIZAÇÃO
INTRODUÇÃO
A série triboelétrica foi criada pra classificar os materiais que se eletrizam por atrito, quanto à facilidade de trocarem cargas elétricas. É portanto, o termo utilizado para designar uma listagem de materiais em ordem crescente quanto à possibilidade de perder elétrons. Ou seja, quanto maior a facilidade em adquirir cargas positivas, mais alta é a posição que ocupa na tabela.
Existem basicamente três processos de eletrização conhecidos. Por atrito, por contato (condução) e por indução. A eletrização por atrito ocorre basicamente com materiais considerados isolantes. Um dos materiais, quando friccionado com outro material, perde elétrons e fica carregado positivamente. O outro material ganha estes elétrons ficando carregado negativamente. Já no processo de indução, exige-se um material condutor pra ser utilizado como induzido. Todo esse processo de eletrização, é aplicado no curso de engenharia, por ser um processo responsável por toda a elétrica, que é uma matéria importante e essencial para o curso. E um exemplo disso são os pára-raios, que é um sistema de condutores metálicos que capta as descargas elétricas atmosféricas e as desvia para o solo a fim de evitar danos a edificações.
OBJETIVO
Compreender o conceito de carga elétrica através dos processos de eletrização por atrito e indução.
MATERIAIS UTILIZADO