TRABALHOS
Aluno: José Messias Fontana da Silva Matricula: B3701J7
Visão:
A visão da empresa pode ser conceituada das seguintes formas: - Clara e permanente demonstração, para a comunidade, da natureza e da essência da empresa em termos de seus propósitos, do escopo do negócio e da liderança competitiva, para prover a estrutura que regula as relações entre a empresa e os principais interessados e para os objetivos gerais de desempenho da empresa (Hax e Majluf, 1984). - Algo que se vislumbre para o futuro desejado da empresa (Quigley, 1993). - Idealização de um futuro desejado para a empresa (Collins e Porras, 1993). - Articulação das aspirações de uma empresa a respeito de seu futuro (Hart, 1994).
No livro Planejamento estratégico de Djalma de Pinho Rebouças de Oliveira, visão é conceituada como os limites que os proprietários e principais executivos da empresa conseguem enxergar dentro de um período de tempo mais longo e uma abordagem mais ampla. Neste contexto, a visão proporciona o grande delineamento do planejamento estratégico a ser desenvolvido e implementado pela empresa. A visão representa o que a empresa quer ser.
Gardner (1961) comentou o elevado senso de visão que os lideres das nações procuravam ter, tais como: paz com justiça, liberdade, dignidade individual e igualdade antes da lei.
Em 1989, estudo da Korn Ferry International apresentou resultado de pesquisa junto a 1500 altos executivos, e sua principal preocupação era o delineamento da visão da empresa. Ao longo do tempo, outras pesquisas reforçaram a importância do conhecimento e utilização da visão da empresa analisada.
Kanter (1977) explicou que os lideres que oferecem uma visão clara, coerente e sustentada tem elevada base de poder para conduzir os destinos da empresa, sendo que esta colocação foi reforçada por Peters e Waterman (1991). Entretanto, existe a necessidade de coerência entre o que a empresa se propõe fazer e o que efetivamente faz.
Quigley (1993)