Trabalhos
As atividades que envolvem o lúdico estão presentes em todo o universo da criança, através de desenhos, de jogos, de todas as brincadeiras, pois para elas quase todas as atividades são jogos, e é por meio dele que ela vai construindo seus conhecimentos. A partir daí com relação à situação ensino-aprendizagem para tê-la um aspecto lúdico e prazeroso em que o erro e a interação com o ambiente e seus elementos acontecem de forma natural e espontânea, fazendo com ela supere limites e adquira autonomia na aprendizagem.
Diferente de outros tempos, a criança tem pouco espaço para construir coisas, para fazer seus próprios brinquedos, pois a oferta dos eletrônicos e os atraentes jogos e brinquedos que estão disponíveis no mercado desmerecem e inutilizam o trabalho artesanal, colocando no lugar da satisfação de criar o gosto pelo consumo exacerbado, tocando-se assim os valores entre o ter e o fazer.
3. JUSTIFICATIVA
A integração criança, criança e adulto se dão por meio da brincadeira possibilitando dessa forma a construção de uma maior identidade autônoma, cooperativa e criativa. A criança que brinca adentra ao mundo do trabalho, da cultura e dos afetos pela via da representação e da experimentação. Os jogos sempre existiram independentes da época, local ou classe social e são sempre transmitidos de geração para geração. Representam as conquistas de quem pode sonhar sentir, decidir, arquitetar, aventurar ou agir, esforçando-se por superar os desafios da brincadeira.
“O lúdico permite que a criança explore a relação do corpo com o espaço, provoca possibilidades de deslocamento e velocidades, ou cria condições mentais para sair de enrascadas, e ela vai então, assimilando e gastando tanto, que tal movimento a faz buscar e viver diferentes atividades fundamentais, não só no processo de desenvolvimento de sua personalidade e de seu caráter como também ao longo da construção de seu organismo cognitivo.”