Estudo Dirigido - Produção do Aço
A redução do minério de ferro é dada na seguinte reação:
Aciaria: Esse processo consiste em baixar a concentração de carbono do ferro gusa para concentrações que correspondem ao aço (2,11%C). A injeção controlada de oxigênio inicia a oxidação do carbono e das impurezas, os gases gerados pela reação são queimados e as demais impurezas são eliminadas na forma de escoria que se encontra na superfície do metal. Com as concentrações ajustadas, o aço líquido segue para o lingotamento.
Lingotamento: Essa etapa do processo consiste em solidificar o aço liquido sob a forma de barras arredondadas, os lingotes. Existem dois tipos de lingotamento, o convencional onde, o aço é solidificado em moldes fixos, com objetivo de produzir tarugos. No lingotamento continuo o metal líquido é extraído continuamente para moldes refrigerados onde solidificará, de maneira a produzir placas ou lingotes.
Conformação mecânica: Após o resfriamento, os lingotes seguem para ultima parte do processo de obtenção do aço, o processo de conformação mecânica que, consiste na aplicação de forças mecânicas externas, empregando a deformação plástica de um corpo metálico, sem alterações na massa e integridade. A forma de conformação mais aplica é a laminação a quente onde, consiste basicamente em reaquecer as placas, lingotes ou tarugos e sujeita-los a forças de compressão vertical e lateral, de forma a reduzir a secção transversal.