Industria na Turquia
Hoje na Turquia, existe uma grande indústria de fabricação que faz produções baseadas em exportação e tem fortes contatos internacionais. A integração de indústria da fabricação turca com economia global começou de desenvolver em 1980 com a adaptação das políticas de crescimento baseado na exportação; com o Pacto de União Aduaneira em 1996 e depois o crise de 2001 com a reforma foram consolidou muito mais. Completo da União Aduaneira com União Europeia formou um passo muito importante dirigido a competência aberta internacional da indústria turca.
São dados prioridades para os estudos relativos ao aumento dos poderes competitivos internacionais, proporcionar o valor acrescentado e fertilidade das Empresas Pequena e Media Escala (KOBI) na Turquia. Foi dado a oportunidade de apreciar os elementos de ajuda como a exceção de crédito e imposto para seus investimentos e apoio da imposto sobre IVA com o objetivo de resolver seus problemas nas áreas de financiamento, emprego, qualidade e norma. A fim de proporcionar urbanização em ordem e a industrialização planejada, e reduzir os efeitos ambiental da indústria e aumentar as forças de rivalidade assegurando melhores condições de produção para as Empresas Pequenas e Media Escala (KOBI), continua as construções da Região da Indústria Organizada (OSB) e os Área de Industria com Pequena Escala (KSS). Em 2008, 15 projetos de Região da Indústria Organizada e 13 projetos de KSS foram completados. No Programa de Investimento de 2009 há 99 projetos de OSB e 54 de KSS. Desde 1962, até o final de 2008, foram completos 120 OSB que têm 91.143 oficinas e 429 KSS com o tamanho de 24.614 hectares.
Índice mensal da produção industrial, no dezembro de 2008 diminui 15.2% comparando com o mesmo mês de um ano anterior.
A importação total de 2008 desde o mês de Janeiro realizou proximamente 202 bilhões de dólares americanos. A importação da indústria da fabricação também formou o 74% de importação total