Oriente Médio
Aspectos físicos O oriente médio possui extensão territorial de aproximadamente sete milhões de quilômetros quadrados. Suas fronteiras são: Europa e Ásia Central a norte, com o Paquistão a leste, Oceano Índico a sul, Mar Mediterrâneo e Mar vermelho a oeste. Ao longo do litoral, há uma série de acidentes geográficos, como a península arábica e a Ásia Menor, vulgo Turquia. O território do Oriente médio é fragmentado em 16 países independentes, os quais na maioria não chegam aos 100.000 km². Há países, como Qatar e Bahrein que são menores que o município de Petrolina.
Relevo
No Oriente Médio, o relevo é marcado pelo predomínio de formas planálticas, destacando-se o Planalto da Anatólia, na Turquia e o Planalto da Arábia, todavia há também cadeias de montanhas, como Os Montes Pônticos na Turquia, O Monte Elbuz na Pérsia e a Cadeia do Cáucaso, que faz divisa com a Europa. As planícies ocorrem no Litoral e na Mesopotâmia.
Clima e Hidrografia A maior parte do território encontra-se sobre os domínios do clima semiárido – Exceto na maior parte da Turquia e no Cáucaso –, por isso a paisagem da região é marcada pelos desertos. Há poucos recursos hídricos na maior parte da região, o que é a causa de vários conflitos. Os rios mais importantes são os da Mesopotâmia, o Tigre e o Eufrates; e o Rio Jordão, cujas águas são disputadas por Israel e Jordânia.
População
A população do Oriente Médio supera os 280 milhões de habitantes. Os países ais populosos são: Turquia, Irã, Afeganistão, Arábia Saudita e Iraque, que somam mais de 80% da população da região. Os grupos étnicos da região são:
Árabes, que habitam a península arábica, o Sinai, a maior parte do Iraque, a Jordâia e o Kuwait.
Medo-Persas, que habitam o Irã.
Afegãos, no Afeganistão.
Hebreus, em Israel e parte do Líbano.
Assírios, na Síria.
Turcomanos, que habitam quase toda a Turquia, Cáucaso e o Líbano.
Curdos, um povo sem pátria, que vive entre o Irã, Iraque,