pedagogia
O papel e a atuação do professor já não é há muito tempo a mesma do passado. Antes ele detinha “todo” conhecimento e depositava nos seus alunos aquilo que havia estudado. Porém, esse estudo era normalmente lido e repassado para eles sem reflexão ou visão crítica dos conteúdos.
Hoje, felizmente, podemos e devemos ensinar nossos alunos a pensar, a questionar e a aprender a ler a nossa realidade, para que possam construir opiniões próprias, porem sempre mediado pelo professor.
Para que isto ocorra o professor deve, em primeiro lugar, gostar e acreditar naquilo que faz, ou seja, através de seus atos e ações ele servirá de modelo para seus alunos; se ele ensina a refletir ele deve também refletirá, se ele ensina a respeitar o próximo ele deve respeitar seus alunos e assim por diante. Deste modo ele está sendo uma prova viva daquilo que está ensinando, pois bem a sua frente existem seres humanos que estão sendo moldados por ele.
2 DESENVOLVIMENTO
A IMPORTANCIA DA EDUCAÇÃO VOLTADA AO SENSO CRÍTICO
Um professor na sociedade atual, precisa estar constantemente buscando novas alternativas para cativar o aluno. Precisamos trazer para a sala de aula vários recursos e alternativas que desenvolvam no aluno a curiosidade e consequentemente os novos conhecimentos. Apesar de todos os esforços nossas escolas estão longe de atingir o nível de desenvolvimento que o século XXI exige. Em muitos casos, a única alternativa é o quadro, giz e o livro didático, ficando o trabalho do professor pouco cativante sem muitos recursos tecnológicos e pouca criatividade.
No trabalho de um professor devem ser utilizados todos os recursos disponíveis da escola desde livros didáticos até meios tecnológicos, buscando trazer ou fazer uma relação com o nosso cotidiano, valorizar o presente, usando exemplos da educação do passado para aprimorar a educação de nossa época.
Deve-se ter uma aprendizagem significativa, buscando alternativas para formar o aluno preparado tanto para a