Oriente Medio
Oriente Médio ou Ásia Ocidental
Integram o Oriente Médio os países situados entre África, Ásia e Europa região detentora de aproximadamente 60% das reservas petrolíferas do mundo e de importante rota de passagem entre os três continentes. Chama-se Grande Oriente Médio, a região expandida, que inclui desde os países do norte da África, aos do Cáucaso e ao Afeganistão.
Atravessado pelo Trópico de Câncer
Área de 6.651.080 km2 e formado por 17 países.
Aspectos Naturais
O relevo é dominado por planaltos e, na maior parte da região, predominam os climas desértico e semi-árido. O clima úmido ocorre apenas em oásis e áreas litorâneas (onde aparecem planícies). Rios são escassos e poucos são perenes (caso do rio Jordão, entre Israel e Jordânia, e dos rios Tigre e Eufrates, na Mesopotâmia).
Vegetação de xerófitas e estepes
Contem uma das maiores reservas de petróleo.
Aspectos Humanos
População absoluta: 309.104.000 de habitantes.
Países mais populosos: Irã, Turquia, Afeganistão, Iraque e Arábia Saudita.
População mal distribuída.
População jovem, em razão das elevadas taxas de natalidade e mortalidade.
Diversidade étnica e religiosa.
População: pessoas de origem e cultura árabe são maioria na região, mas há predomínio de persas no Irã e de turcos na Turquia. O islamismo, seguido por mais de 65% da população do Oriente Médio, é o grande fator de unidade regional. Apenas em Israel a maioria não é mulçumana, mas judia. Turquia e Líbano possuem minorias católicas.
Aspectos Econômicos
O Oriente Médio é uma região periférica do capitalismo, portanto subdesenvolvida. A população dedica-se basicamente a duas atividades: ao pastoreio nômade, no qual se destaca a criação de camelos, cabras e ovelhas, e ao comércio.
Economia: Israel é o único país desenvolvido da região e detém indústria variada e agropecuária moderna. Nos outros países, a economia baseia-se na exportação de petróleo (sua maior e, muitas vezes, única