Oriente Médio
Índice
Localização estratégica
Traços marcantes
Diversidade étnica, religiosa e cultural
Características
Localização estratégica
O Sudoeste da Ásia ou Oriente Médio está estrategicamente localizado entre os três continentes que compõem o Velho Mundo: Europa, Ásia e África. A região é ponto de passagem entre o Leste e o Sudeste da Ásia e a bacia do Mediterrâneo, que a coloca em contato com o mundo ocidental.
Depois do término da construção do canal de Suez, em 1869, que realizou a ligação entre o mar Vermelho e o mar Mediterrâneo, passam pelo Oriente Médio rotas de comércio provenientes do Sul e do Sudeste da Ásia, do Extremo Oriente e da Oceania. Em direção aos portos europeus. Por outro lado, os países do Oriente Médio são um ponto de partida das principais linhas do comércio internacional de petróleo, uma vez que os maiores produtores dessa fonte de energia encontram-se nessa região.
Além da importância econômica, esses pontos de passagem são quase sempre focos de tensão geopolítica, devido aos inúmeros conflitos que fazem a região ser conhecida como "barril de pólvora".
Pontos estratégicos:
- Canal de Suez. Construído pelos ingleses em terras do Egito, liga o mar Mediterrâneo ao mar Vermelho.
- O Estreito de Ormuz. Liga o golfo Pérsico ao oceano Índico, sendo rota obrigatória dos petroleiros dos países árabes que se dirigem a todos os mercados do mundo.
- O Estreito de Bósforo. Liga o mar Mediterrâneo ao mar Negro, sendo ponto de passagem da Europa para vários países asiáticos.
- Estreito de Tiran. Liga o golfo de Aqaba ao mar Vermelho, representando a única saída de Israel para esse mar.
- Estreito de Bal-el-Mandeb. Separa o Oriente Médio da instável região denominada "Chifre da África", onde estão a Somália, a Eritréia e a Etiópia, na entrada do mar Vermelho.
Traços marcantes
Podemos considerar algumas características que dão um caráter