Trabalhos recursos humanos
Cohen (1980) “Negociação é um processo de comunicação bilateral, com o objetivo de se chegar a uma decisão conjunta.”
Fisher e Ury (1985) “Negociação é um conceito em contínua formação, que está amplamente relacionado à satisfação de ambos os lados.”
Scare e Martinelli (2001) Martinelli e Almeida observam que as negociações nas organizações envolvem mais que dois lados já que as empresas são compostas por várias áreas, com diversos interesses em comum e muitos outros conflitantes. Saber utilizar a comunicação de forma adequada, aproveitando suas diversas possibilidades, é um desafio para qualquer pessoa envolvida em uma negociação. Um primeiro passo a ser considerado na visão da negociação sob um enfoque sistêmico é o seu processo, que inclui entradas (as influências às quais a negociação está sujeita). Processo em si (a negociação em si, o processo de transformação das entradas e das saídas) e as saídas (resultados da negociação-acordos ou não).
Fisher e Ury destacam quatro aspectos importantes para o planejamento e a execução de uma negociação: * Separar as pessoas do problema: Não deixar que as questões pessoais interfiram na negociação, pois as emoções prejudicam a avaliação do mérito do problema. * Concentrar-se nos interesses de ambos os lados, não nas posições pessoais. * Buscar alternativas de ganhos mútuos: Buscar o maior número de alternativas possíveis para a questão. * Encontrar critérios objetivos: estabelecer, nos casos de conflito, um padrão razoável que seja consenso entre as