trabalhos prontos
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS
DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA
CURSO DE PSICOLOGIA
DISCIPLINA DE TEORIAS DO INCONSCIENTE I
PROFA. WANIA
Resumo do segundo volume da obra completa de Freud. Cap. 2: Casos clínicos – caso 1: Srta. Anna O. FREUD, Sigmund. BREUER.
Neste capítulo referente ao mais famoso caso clínico sobre psicoses e histeria de Freud, é retratado o período em que Anna O. esteve em tratamento. Primeiramente, é explicitado algumas características da senhorita em questão: vinte e um anos, portadora de uma hereditariedade neuropática moderadamente grave, aprendia rápido, tinha uma intuição aguçada e uma ótima imaginação (a qual, mais à frente, dará o nome de teatro particular), era inteiramente não sugestionável (entenderemos a seguir como será dado esta conclusão), vida extremamente monótona, muitas variações de humor e a noção de sexualidade não era desenvolvida por ela. Anna, por conta de sua história de vida, sofria devaneios sistemáticos em atividades mecânicas ou até mesmo em comunicação com outras pessoas, deixando sua imaginação levá-la ao nível de um conto de fadas. Este será um dos pontos em que Freud irá trabalhar no decorrer do texto, quando irá associar estes delírios à sua condition seconde.
De acordo com a descrição do psicanalista, a paciente teve quatro fases nitidamente separadas da doença: Incubação latente (a partir de julho 1880, Anna teve que cuidar do seu pai enfermo e, pouco a pouco, sua saúde começou a ficar debilitada – inicialmente não se sabe o porquê – impossibilitando-a de continuar os cuidados), Doença manifesta (aparecimento de estrabismos, paralisia das extremidades direito e esquerdo, aversão à alimentação, principalmente pão e água), período de sonambulismo persistente (adormecia durante toda a tarde, até mesmo depois do entardecer, e permanecia a noite acordada e uma mudança de estado comportamental), Cessação gradual dos estados e sintomas patológicos (o período de sonolência