Programação Orientada a Objetos e Programação Orientada a Aspectos – POO e POA
Flavio Pereira sapateiro
Resumo
A constante evolução dos paradigmas de programação tem por objetivo facilitar a arte de programar e corrigir antigos problemas dos paradigmas anteriores. Nesse contexto surge a Programação Orientada a Aspectos (POA). Este trabalho apresenta um estudo sobre Programação Orientada a Aspectos e Programação Orientada a Objetos (POO).
Palavras Chaves: evolução, programação, paradigmas.
Abstract
The constant evolution of programming paradigms aims to facilitate the art of programming and fix old problems of earlier paradigms. This context the Aspect-Oriented Programming (AOP). This paper presents a study on Aspect-Oriented Programming and Object Oriented Programming(OOP).
Key words: evolution, programming paradigms.
Introdução O objetivo desse artigo é promover o conhecimento de desenvolvedores que desconhecem programação orientada a Aspectos e programação orientada a objetos. A Programação Orientada a Aspectos - Aspect-Oriented Programming ou simplesmente AOP - foi introduzida em 1996 por Gregor Kickzales, quando estava no Xerox Palo Alto Research Center. A AOP, assim como a Programação Orientada a Objetos (Object-Oriented Programming ou OOP), introduz um novo paradigma e um conjunto de diretrizes para facilitar o desenvolvimento de software. Ela pode ser vista como um estilo de programação, por abordar de maneira mais elegante questões que poderiam ser resolvidas de outras formas. A AOP lida com um problema específico: capturar unidades consistentes de um sistema de software que as limitações dos modelos de programação tradicionais forçam a ficar espalhados por diversos pontos do sistema. Com o surgimento da programação estruturada obtém-se um grande avanço, pois as funcionalidades do software eram agrupadas em funções ou procedimentos. Esses, armazenados em arquivos separados, podiam ser reutilizados através de uma ou