Civilização Asteca
RESUMO
Este artigo tem como objetivo analisar a sociedade e governo do povo asteca e comentar sobre a organização, transformações culturais, como eram a vida dos escravos, o trabalho e a importância dos artesãos, a utilidade dos comerciantes para o imperador asteca, a divisão dos cargos dada pelos dignitários, a riqueza e o poder distribuído entre a tríplice aliança.
PALAVRAS CHAVES: Sociedade Asteca; Governo Asteca; Astecas.
INTRODUÇÃO
Os astecas tinha uma forte tradição militarista, tinha uma forme enorme por poder e prestigio dentro da sociedade. A posição do individuo dentro dessa sociedade era determinada pelo poder politico e econômico. O estado asteca era chefiado pelo imperador que contava com o apoio dos funcionários na administração das terras na construção do império. Abaixo do imperador havia a aristocracia asteca, os nobres com alta patente militar e sacerdotes, outras classes sociais viviam de acordo com as normas ditadas por esses três poderes.
A ORGANIZAÇÃO SOCIAL
Chamados de Maceualtin (singular: maceualli) viviam vidas normais em suas tribos dentro do território do imperador asteca. Cabe a esse aldeão prestar o serviço militar, pagar imposto e participar do trabalho coletivo chamado de convéia, esses quando atingiam sua maior idade(20 anos) ganhava o direito de se casar e também ganhava um punhado de terrado do imperador para produzir alimentos para sua família. Seus filhos tinham direito a ingressar gratuitamente na escola do estado. A educação asteca era voltada para a formação militar era uma das maneiras mais rápida de acender socialmente, até mesmo por que um dos mais altos cargos dentro da sociedade asteca era de Guerreiro Jaguar ou Guerreiro Águia.
¹ Acadêmico do terceiro semestre do curso de História. Universidade do Estado do Mato Grosso.
O ingresso no serviço militar era exclusivo para os homens, as meninas