Civilização Asteca
Civilização formada na Meso-America pelos índios mexicas no Vale do México.
Na época em que os espanhóis chegaram a América depararam se com uma sociedade bastante evoluída, a Civilização Asteca.
Na América central, indígenas americanos haviam formado o Império Asteca que ao longo de sua história foi governada por imperadores conhecidos como Hueyi Tlatoani, em português, Grande Orador.
A língua falada pela Civilização Asteca era o Nahuatl. A escrita nahuatl, era uma escrita pictográfica baseada em imagens de animais, plantas e fenômenos climáticos como o vento e chuva. Tal escrita não chegou a ser decifrada, pois os conquistadores espanhóis destruíram rapidamente a maior parte dos documentos astecas escritos com a simbologia da língua nahuatl.
Descendentes dos Toltecas, os Astecas construíram próximo ao lago Texacoco a cidade de Techtitlan que tornou se a capital do Império. Foi formada uma aliança militar com as cidades de Texcoco e Tlacopán que serviriam de bases militares.
Os astecas em sua expansão territorial conquistaram vários povos indígenas.
A Organização da Sociedade Asteca
Os imperadores astecas possuíam poderes absolutos sobre a sociedade. Um grande conselho formado por chefes militares auxiliavam esses imperadores a tomar as decisões políticas.
A sociedade estava dividida em dois grupos extremos, a classe mais alta era formada pelos Pipiltin. Eram Membros da família real, sacerdotes, chefes guerreiros e altos funcionários.
A classe menos favorecida era formada por comerciantes artesãos, os chamados pochtecas, seguidos dos camponeses e pessoas escravizadas por dividas ou por guerras.
Economia Asteca
A principal atividade econômica asteca era a agricultura, bastante desenvolvida por eles possuírem avançado conhecimento de técnicas agrícolas. Os principais produtos cultivados eram o milho, batata, feijão, abóbora, inhame. O comércio era movido por escambo de mercadorias. Sementes de cacau também eram