Trabalhos Mensais
Janeiro
Período de dormência - A estrutura aérea está inerte porque a seiva retirou-se dos ramos e dos botões. Não é mais fluida, mas pastosa. As raízes estão inertes (pretas). Contudo não devem desenvasar para verificar isto. A árvore conserva uma ligeira actividade. A seiva concentra-se na casca do tronco e dos ramos.
Parasitas - Como a árvore está no descanso, pode ser atacado por parasitas. Atenção aos cogumelos que gostam da humidade excessiva.
Rega - As raízes no período de dormência crescem devagar. As células do sistema radicular que asseguram as funções de trocas estão bem vivas. Respiram pouco e hidratam-se ou desidratam-se ligeiramente. Por conseguinte, atenção, o substrato não deverá ser afogado permanente, nem demasiado compactado. Deve continuar a ser são. Pode-se regar ocasionalmente para evitar ficar seco, mas não demasia!
Adubo - Não adubar.
Fevereiro
Fim da dormência (espécies autóctones) - O descanso continua, mas se o sol aquecer a atmosfera vários dias de seguida, certos botões podem começar a querer brotar ligeiramente, como se fossem abrir. A sua protecção parece "ter derretido" e pode-se aperceber um ligeiro aparecimento de massa verde. Algumas raízes começam também a crescer. Nesta altura convém ainda proteger os bonsais de geadas e frio.
Rega: - Não regar demasiado.
Adubo: - Não adubar
Poda: - De estrutura - Ramos gordos, ramos doentes, ramos mal colocados. É o mês ideal para executar a poda das árvores caduca, a seiva ainda não circula não havendo portanto o seu derramamento, o que vai facilitar a cicatrização
Transplante - Se a temperatura ambiente for amena, pode começar a fazer transplantes mais ou menos a parir da 2ª quinzena, mas as noites ainda são bem frias, deve resguardar as árvores recém transplantadas, do frio nocturno e eventuais geadas.
Sementeiras - É o momento certo para comprar sementes e iniciar a sua estratificação
Março
O Despertar - Na maior parte das espécies autóctones