Trabalho Mensal Literatura - Regina
1-Leia a anedota abaixo e responda:
“-Abram e rendam-se!- disse Hagar.
-Hã?Nós não sabemos o significado da palavra “rendição”!- responderam.
-Ok, vocês são sortudos!Vá buscar o dicionário na carroça...”.
a)O humor se constrói em torno da possibilidade de se interpretar a fala do inimigo de Hagar tanto em sentido literal quanto figurado. Explique essa afirmação.
R: A fala do inimigo do Hagar dá pra se entender no sentido conotativo como no sentido denotativo, no sentido conotativo, se entende que ele não quer desistir, e no sentindo denotativo, se entende que ele não sabe o significado da palavra
b)Por que o uso da palavra “rendição” pelo inimigo dá a pista de que sua fala deve ser interpretada de forma conotativa? Que outro elemento nessa fala reforçaria isso?
R: Pois ele usa a palavra rendição, sendo que o Hagar disse parar ele render, usando o verbo, mas o inimigo em vez de falar que não sabe o que significa a palavra render, ele falou que não sabe o singnificado da palavra rendição. A palavra “Hã?”, pois reforça que ele está fingindo não saber o significado da palavra
2-Leia o poema e responda:
Teologia
A minhoca cavoca que cavoca.
Ouvira falar da grande luz, o Sol.
Mas quando põe a cabeça de fora,
A Mão a segura e a enfia no anzol.
(José Paulo Paes)
a)Relacione o título com o poema e explique qual foi o recurso utilizado pelo autor para causar esse efeito no leitor.Ou seja, o título é coerente com o poema? Justifique.
R: Sim, pois isso está no sentido conotativo, significando que ele procura saber sobre o Sol, em vez da religião.
b)Qual é o sentido da palavra “MÃO”no poema?
R: O homem
c) Ultrapassar o sentido denotativo das palavras SOL e ANZOL pode ampliar a interpretação do poema. Explique essa afirmação.
R: Que se pode entender de outras formas o poema com os outros significados de Sol e Anzol.
3-Quanto ao conteúdo “Figuras de Linguagem”, leia cada fragmento e