trabalhos investigativos
A motivação é um conceito que se invoca com frequência para explicaras variações de determinados comportamentos e, sem dúvida apresenta uma grande importância para compreensão do comportamento humano.
Pretendemos no presente trabalho apresentar como estão organizados os motivos segundo a sua hierarquia baseado esquema organizado pelo psicólogo humanista Abraham Maslow, assim sendo a motivação corresponde ao conjunto de factores psicológicos conscientes e inconscientes de ordem fisiológica, intelectual ou afectiva, os quais agem entre si e determinam a conduta do individuo.
Alguns teóricos tentaram apresentar as sua teorias relacionadas a motivação mas não trouxeram uma alteração explicativa diferente de Maslow, Frederick Herberg apresentou sua teoria e afirmava que a satisfação do cargo e função do conteúdo ou actividade desafiadoras e estimulantes do cargo, dos chamados factores motivacionais; a teoria de MC Gregor chamada (X e Y) é extrema oposta.
Hierarquia de motivos
No início do século XX a motivação ganhou uma ênfase maior devido em parte aos esforços de William McDougall, um cientista britânico do comportamento, que fez com que a motivação ganhe um espaço importante na psicologia. McDougall chamava os motivos instintos, que para ele eram um processo biológico inato que predispunha o organismo a verificar estímulos especiais que respondiam a movimentos de aproximação ou prevenção.
Em 1908 McDougall publicou uma lista que apresentava a curiosidade, repulsa, agressão, auto-afirmação, fuga, criação de filho, reprodução, fome, sociabilidade, aquisição e construtivismo, como "instintos" e esta lista fez com que muitos cientistas ficassem satisfeitos, passando a citar literalmente vários instintos, inclusive, o de ser moral.
Nos dias de hoje os psicólogos passam pouco tempo a tentar identificar tipos determinados de motivos; a maioria deles enfoca a descrição e sua explicação sobre as influências do