Trabalho completo Jornalismo investigativo
O Jornalismo investigativo é a apuração e a investigação de um fato por trás de seus acontecimentos é ir além para saber de fato o que está acontecendo diante de varias pesquisas e fontes.
A investigação vai além daquilo que se ver a olhos nus, e sim procurar saber cada detalhe que lhe convém saber, cada coisa que aconteceu. Pesquisar seja aonde for e como for tendo ética de um bom jornalista, apurando fatos de formas cabíveis que convenham a todos trazendo a realidade da noticia. Jornalismo investigativo também se refere a pratica de reportagem de desvendar mistérios que não é visto pelo publico tais como, crimes ocorridos, casos de corrupção que eventualmente irá se torna uma noticia para o mundo inteiro.
Ele requer fontes secretas e também fontes abertas, um ponto crucial de uma boa matéria investigativa é a exclusividade da fonte, que lhe trará as informações mais necessárias para que sejam especificados os fatos de forma que fique claro o que realmente está acontecendo.
Diz Caco Barcellos jornalista da REDE GLOGO que “ Se eu estou te acusando, tenho que saber o Maximo sobre a sua vida, depois sento com você e mostro tudo que investiguei. Você prova que é mentira, nada vai ao ar. Acho que essa é uma maneira de se respeitar quem se está acusando. Quando você respeita as pessoas, a tendência é que elas te respeite também.”
No ver de Caco Barcellos o mais importante de qualquer trabalho jornalístico é a ética e o respeito.
Isso mostra que além de tudo, o Jornalismo Investigativo envolve muito mais que respeito, ética, apuração e ir atrás da noticia, também tem que gosta do que se faz e ter uma química com a nóticia.
Relatório
Em um trabalho onde o tema não apenas seria, mas é, Jornalismo Investigativo, fomos atrás de uma história onde infelizmente uma grande tragédia acontece, onde o culpado mata seu próprio irmão, vítima indefesa que estava prestes a se casar, e ao entrevistarmos a noiva da vítima, descobrimos a realidade da vida