Trabalhos Importantes
Nasceu em Itaboraí [RJ], em 1820. Fez o curso deMedicina e, no m,esmo ano de sua formatura, 1844, publicou A Moreninha,muito apreciado pelo público da época. Foi jornalista, professorsecundário, dramaturgo e romancista, obtendo destaque literário comeste último gênero. Fundou, em 1849, a 'Revista Guanabara', juntamentecom Gonçalves Dias e Araújo Porto Alegre. Morreu no Rio de Janeiro, em1882.
II- Obra:
[Snippet not found: '/Quad_FLEX_']
O dia de Sant'Ana se aproxima e oestudante de medicina, Filipe, convida seus colegas: Leopoldo, Fabrícioe Augusto para a comemoração na ilha, onde mora sua avó, D.Ana, de 60anos. Os alegres estudantes aceitam o convite com entusiasmo, excetoAugusto. Filipe, para atraí-lo à ilha, faz referência ao baile dedomingo, em que estarão presentes suas primas: a pálida, Joana, de 17anos, Joaquina, loira de 16 e sua irmã, D.Carolina, uma moreninha de 15.
Augustoacaba concordando, mas adverte sobre sua inconstância no amor, dizendojamais se ocupar de uma mesma moça durante 15 dias. Os rapazes apostamque o amigo ficará apaixonado durante 15 dias por uma única mulher. Seisso ocorrer, terá de escrever um romance, caso contrário, Filipe oescreverá, narrando a inconstância.
Antes da partida, Fabrícioenvia uma carta a Augusto, pedindo-lhe ajuda para se livrar danamorada, a prima feia e pálida de Filipe, Joana. Durante a estadia,Augusto deve persegui-la e, Fabrício, fingindo ciúmes, termina oromance. Ao se encontrarem na ilha, o colega nega o auxílio e, à horado jantar, Fabrício torna pública a inconstância amorosa do amigo.
[Snippet not found: '/Quad_MDL_']
Maistarde, Augusto conta a D.Ana que seu coração já tem dono; uma meninaque, por acaso, encontrou aos 13 anos, numa praia. Nesse dia, auxiliama família de um pobre moribundo que lhes dá um breve como sinal deeterno amor; o da menina contém o camafeu de Augusto e o dele o botãode esmeralda da garota. O rapaz não a esquece e, como