Trabalhos Feitos
Pólo: São José dos Campos
Curso: Pedagogia
Atividade Acadêmico Científico Cultural
2015
Resenha: Ser e Ter
Ser e Ter é um filme de Nícolas Phillibert, muito encantador, que deveria ser visto por todos os educadores e pessoas que direta ou indiretamente estão ligadas à arte de ensinar. Este documentário foi filmado na França, em uma escola pequena, de uma única turma, onde as crianças dos vilarejos próximos eram regidas por um único mestre desde o jardim de infância até o último ano do primário.
Georges Lopez é um excelente professor, que consegue trabalhar com crianças de idades diferentes em uma mesma turma, lidando com as individualidades e dificuldades de cada um de forma natural e dinâmica. Muito dedicado, Lopez se mostra um verdadeiro educador, que não se preocupa em apenas transmitir conteúdos, e sim em ensinar de fato. Lopez ensina seus alunos a pensar, a construir seus saberes, a desenvolver sua autonomia e personalidade, e transmite valores utilizando-se de situações corriqueiras em um ambiente escolar, como os conflitos gerados entre os alunos.
O professor se envolve não só com a vida escolar das crianças, mas também com a vida pessoal, tornando-se um amigo digno de carinho, respeito e muita admiração por parte de seus alunos.
O documentário é ao mesmo tempo simples e complexo, uma vez que mostra a vida com autenticidade, ilustrando de maneira inteligente e brilhante como conduzir as relações humanas com seres em formação, construindo laços afetivos essenciais para o processo educacional.
Entretanto, a realidade mostrada em Ser e Ter é ilusória em alguns aspectos quando comparada à realidade educacional brasileira, como por exemplo em relação à liberdade que o professor possui para conduzir suas aulas. No documentário, com frequência Georges Lopez conduz seus alunos para atividades fora da sala de aula, como brincar na neve, tornando as aulas mais divertidas e dinâmicas. No Brasil, o currículo educacional deve ser