Trabalhos Feitos
EXPERIMENTO – Motor Elétrico
1 introdução
1.1. Justificativa do Problema e Funcionamento
Motores elétricos são as máquinas que tem a capacidade de transformar energia elétrica em energia mecânica. São os tipos de motores mais utilizados, por exemplo, no campo de acionamentos industriais avalia-se que de 70% a 80% da energia elétrica consumida seja transformada em energia mecânica por motores elétricos.
A maioria de motores elétricos trabalha pela interação entre campos eletromagnéticos, mas existem motores baseados em outros fenômenos eletromecânicos, tais como forças eletrostáticas. O princípio fundamental em que os motores eletromagnéticos são baseados é que há uma força mecânica em todo o fio quando está conduzindo corrente elétrica imersa em um campo magnético. A força é descrita pela lei da força de Lorentz e é perpendicular ao fio e ao campo magnético. Em um motor giratório, há um elemento girando, o rotor. O rotor gira porque os fios e o campo magnético são arranjados de modo que um torque seja desenvolvido sobre a linha central do rotor.
A maioria de motores magnéticos são giratórios, mas existem também os tipos lineares. Em um motor giratório, a parte giratória (geralmente no interior) é chamada de rotor, e a parte estacionária é chamada de estator . O motor é constituído de eletroímãs que são posicionados em ranhuras do material ferromagnético que constitui o corpo do rotor e enroladas e adequadamente dispostas em volta do material ferromagnético que constitui o estator..
1.2. Objetivos
Construir um motor elétrico de quatro bobinas e estudar os princípios dos motores através do software ansoft maxwell.
2 Procedimentos Experimentais
Construção do eixo
O eixo foi construído através de três pedaços de madeira que serviram como base e como suporte para as bobinas. Os furos foram realizados de forma a deixar os suportes para as bobinas alinhados simetricamente buscando