Capitulo 7
Em seguida fala-se do aumento da barriga de D. Maria Ana devido à sua gravidez e relatam-se os assaltos que os portugueses sofreram durante as viagens à Índia e as guerras que se travaram em Pernambuco e na Baia. Apesar de todos esses contratempos, surge uma boa notícia. A boa notícia que foi dada foi a de que chegará uma nau vinda de Macau, cheia de riquezas. Esta nau passou pelo Brasil, de onde trouxe jóias, açúcar, tabaco, ouro e para além disto, nenhum tripulante morreu ou adoeceu, o que foi considerado um milagre.
Apesar dessas boas notícias a D. Maria Ana, esta estava mais interessada na sua gravidez.
Todas as congregações da província da Arrábida rezaram para que o infante nascesse bem e varão, para maior contentamento do rei.
Em seguida D. Maria Ana dá à luz uma menina. Após o seu nascimento e um longo período de seca de 8 meses, seguem-se dias de chuva abundante o que traz indícios de felicidade.
Posteriormente ocorre o baptizado da infanta no dia de Nossa Senhora do Ó. A capela estava coberta por panos de ouro e a decoração era muito luxuosa.
No baptismo quem levava ao colo a infanta era o duque de cadaval, foi baptizada por sete bispos , e o nome escolhido para a menina foi Maria Xavier Francisca Leonor Bárbara. Baltasar e Blimunda assistem à festa, mas Baltasar encontra-se bastante