Capítulo 7
Item I
Vigilância Ambiental: identificação da área, número de habitantes, condições sanitárias em que estes habitantes convivem, amostra e análise do solo e da água, condições da saúde dos animais presentes na área, verificar a existência de rios, córregos, riachos ou nascentes, poços, reservatório de água nesta área e análise da qualidade desta água, verificar o que a fábrica produz, onde joga seus dejetos e lixo, verificar a qualidade do ar e os tipos de poluentes caso existam e qual impacto ambiental que está sendo exercido no meio ambiente. Encaminhar as amostras para o laboratório de referência e de acordo com o resultado planejar as ações que devem ser tomadas.
Vigilância Sanitária: deve verificar as condições das clínicas e do pronto atendimento, identificar os criadouros de porcos e cavalos e as condições sanitárias em que estão sendo criado, fiscalizar os estabelecimentos que comercializam alimentos a esta população como açougues, mercados, feiras livres, avícolas, fiscalizar pontos clandestinos de comercialização de carnes e derivados, verificar as condições sanitárias das instalações da fábrica, controlar as clínicas que prestam serviços à saúde.
Vigilância da Saúde do Trabalhador: avaliar pesquisar e analisar as condições de risco que estes trabalhadores podem estar expostos tanto na fábrica quanto nas clínicas e pronto atendimento se está funcionando de acordo com as normas técnicas do Ministério do Trabalho e da Saúde, se os trabalhadores utilizam EPIs, se estão com situação vacinal em dia, as condições de higiene, se esta fábrica possui departamento médico.
Vigilância Epidemiológica: identificar a existência de focos endêmicos de doenças de notificação compulsória, identificação de vetores, tipo carrapato, mosquitos, etc.; verificar a situação vacinal desta população. Avaliar os casos de doenças respiratórios e gastro intestinais, pesquisar qual o agente etiológico e os fatores causadores destas doenças, levantar o número de casos, a