Auditoria Cont Bil
Balanço Patrimonial
Balanço Patrimonial é a demonstração contábil destinada a evidenciar, qualitativa e quantitativamente, numa determinada data, a posição patrimonial e financeira da Entidade.
No balanço patrimonial, as contas deverão ser classificadas segundo os elementos do patrimônio que registrem e agrupadas de modo a facilitar o conhecimento e a análise da situação financeira da empresa.
O Balanço Patrimonial é constituído pelo: - Ativo compreende os bens, os direitos e as demais aplicações de recursos controlados pela entidade, capazes de gerar benefícios econômicos futuros, originados de eventos ocorridos. - Passivo compreende as origens de recursos representados pelas obrigações para com terceiros, resultantes de eventos ocorridos que exigirão ativos para a sua liquidação. - Patrimônio Líquido compreende os recursos próprios da Entidade, e seu valor é a diferença positiva entre o valor do Ativo e o valor do Passivo.
As contas do balancete, no fim do exercício, sejam patrimoniais ou de resultado, nem sempre representam, entretanto, os valores reais do patrimônio, naquela data, nem as variações patrimoniais do exercício, porque os registros contábeis não acompanham a dinâmica patrimonial no mesmo ritmo em que ela se desenvolve.
Demonstração do Resultado do Exercício – DRE
1. Receitas de vendas: receita bruta das vendas e serviços:
2. Deduções de impostos das vendas: Vendas canceladas, abatimentos, Impostos: ISS (Imposto sobre serviços), ICMS (Imposto sobre circulação de mercadorias), IVVC (imposto sobre vendas a varejo de combustíveis líquidos e gasosos), PIS (sobre faturamento) e COFINS (Contribuição social sobre o faturamento). Resultando em receita líquida de vendas.
3. Deduções de Custos dos produtos ou serviços vendidos: Indústria – CPV Custo dos produtos vendidos; Comércio – CMV Custo das mercadorias vendidas; Serviços – CSP Custo de serviços prestados.
4. Resultando no Lucro bruto.
5. Despesas