Trabalhos Feitos Antropologia
Argumento 1
O direito pode ser visto como ordenamento, isto é, como o conjunto de regras e leis.
Ao definir o direito a partir das leis e princípios de uma sociedade, devemos considerar as diferenças entre ela e o direito brasileiro, afinal o ordenamento jurídico brasileiro é bem diferente do inglês o qual utiliza o sistema de precedentes vinculantes e mais ainda de um Estado colonial o qual não havia tripartição de poderes. Deve-se pensar o que de fato valerá como direito, o costume ou a lei em cada situação.
Argumento 2
O direito pode ser visto como cultura, o espaço onde se produz um pensamento.
Ao definir o direito através da cultura de um povo para a história do direito, deve-se atentar ao fato de que mesmo quando avaliando apenas um local, esta muda de acordo com a época, não podendo ser interpretada somente levando em consideração a sua própria cultura, visto que muitos itens de uma sociedade mesmo quando iguais aos de outra, podem ser interpretados de maneira diferente por cada uma, o que levaria a criação de uma base jurídica diferente visto que apesar de itens iguais os seus costumes não o seriam.
Argumento 3
O direito pode ser visto como um conjunto de instituições, as práticas sociais reiteradas, as organizações que produzem e aplicam o próprio direito.
Deve-se levar em consideração a diferença entre o direito romano e o inglês visto que há diferenças na fase inicial na forma de organizar um litigio e determinar quais pontos podem ser submetidas à decisão, assim como diferenças na fase de julgamento.
2) Elabore um resumo informativo sobre o texto acerca da contribuição do Direito Romano para o desenvolvimento do Direito Ocidental (tal estudo pertence à coletânea organizada pelo professor Antônio Carlos Wolkner, Fundamentos de Historia do Direito).
WOLKMER,