Trabalhos diversos
INTRODUÇÃO DO PLANO DE TRABALHO PARA O DEPARTAMENTO DE PESSOAL
O RH (Recursos Humanos, hoje chamado de Gestão Pessoal GRH) é o que se responsabiliza pela seleção, isto é, verificação se as pessoas estão aptas para um determinado cargo da empresa. Este setor é o que faz os testes pré-admissionais nos candidatos as vagas. Cuidam da parte de relações humanas entre os funcionários, ministram palestras sobre motivação. Fazem trabalhos voltados paras as relações sócio – afetivas dos funcionários. Fazem trabalhos voltados para o lado psicológico e do bom relacionamento dos funcionários da empresa.
Já o DP (departamento de pessoal), é responsável pela parte burocrática (relativo a legislação Trabalhista e Previdenciária). É o setor que elabora a folha de pagamento, faz registro das carteiras dos funcionários, calcula as guias do INSS e FGTS para pagamento, cuida da parte demissional, etc.
Um bom exemplo para se distinguir o RH do DP é o seguinte:
As empresas menores tem o costume de terceirizar estes dois departamentos. Normalmente o DP é feito por um escritório de Contabilidade, já o de RH é feito por Agências de Emprego.
A função do Departamento de Pessoal é administrar as relações entre empregador e colaborador, objetivando dá a estas oportunidades de crescimento e fazendo com que o colaborador se sinta valorizado na estrutura organizacional da empresa. Pois, deve-se ter em mente que o maior ativo de uma empresa é o colaborador, dando ao qual oportunidades, participando de sua vida social, emocional e profissional, tornando -o, satisfeito dentro da empresa para que esta tenha não empregado, mas um parceiro. Sua rotina é dinâmica e funciona da seguinte forma.
Colocar em jornal de rotatividade a procura do profissional requisitado pelos departamentos competentes.
Encaminhar o candidato ao departamento, após a autorização, encaminhar o candidato aos exames admissionais, Solicitar os documentos para admissão (CTPS, CI, TE, Certidão dos