Sociologia
Neste trabalho vamos abordar os temas, Socialização: definição operacional e função, Cultura definição e classificação, e Cultura e empresa.
Vamos explicitar a importância deles perante a sociedade, como é cada um deles e vamos abordar assuntos interessantes para facilitar o entendimento do leitor.
SOCIALIZAÇÃO: DEFINIÇÃO OPERACIONAL E FUNÇÃO
É no interior da sociedade que o homem vive, se constrói e luta pela sua existência e por aquilo que o fará feliz, sendo uma abstração o conceito de homem isolado. A Socialização é um dos componentes da aprendizagem a qual os indivíduos são submetidos.
* Socialização- processo pelo qual os indivíduos aprendem as atitudes, crenças e comportamentos apropriados á sua cultura. Pela socialização aprendemos modelos/referências (grupo, pessoa, imagem) que temos como algo que devemos seguir. A socialização faz-se de uma geração para a seguinte.
A maior parte da socialização é efetuada na experiência de vida quotidiana, por assimilação espontânea, natural, sem que tenhamos noção de que estamos a adoptar comportamentos que estão de acordo com um grupo. Daqui, que proceder de forma não habitual, estranha aos procedimentos do grupo, nos provoque constrangimentos.
Socialização Primária
A socialização primária dá-se durante a infância e a adolescência, por influência da família e da escola. O objetivo é a aquisição de processos básicos para a integração/adaptação a situações do quotidiano: condutas, higiene, noção de autoridade, alimentação, linguagem, etc.
Socialização Secundária
A socialização secundária é um processo que se irá desenvolver ao longo de toda a vida adulta do indivíduo e constitui-se pelo conjunto de aprendizagens necessárias á adaptação relativamente a novas situações na condição social. Exemplos são o nascimento de filhos, a reforma, relações profissionais, vontade, desejo, responsabilidade etc.
Para usar a noção de "socialização" de maneira operacional, propõe-se distinguir três