Trabalhos de escola
Mulher linda, alta, de cabelos escuros e olhos azuis, Olga nasceu em Munique, cidade alemã. Desde cedo participou de atividades comunistas e, graduada pelo KOMINTERN – a Terceira Internacional – recebeu a mais importante tarefa de sua vida: participar da realização de uma Revolução Comunista no Brasil.
No Brasil, já casada com Luís Carlos Prestes, líder do movimento que entrará para a história brasileira como “Intentona Comunista”, Olga foi fundamental para o andamento da revolução. Morando no Rio de Janeiro, através das inúmeras reuniões, conviveu com todos os integrantes da liderança do movimento no meio do qual nasceram grandes amizades.
Com o fracasso da revolução e a sua conseqüente prisão, Olga, grávida de sete meses, é entregue a Hitler por Vargas. Sendo deportada para a Alemanha e longe do Brasil, país que aprendeu a amar e respeitar, Olga Benario tem sua primeira e única filha, Anita Leocádia, uma alegria no meio de tanto sofrimento.
Em um campo de concentração da Alemanha nazista, Olga vivencia os últimos dias de sua vida. Morta por um gás letal, ela ainda vive, mas como uma importantíssima pessoa que deixou o seu valor na história do comunismo mundial e que fez do seu ideal de vida um sonho para vários povos de todo o mundo.
Camila Morgado fala sobre o filme que interpretou Olga: A atriz, que até então conhecia apenas superficialmente a história da militante comunista, precisou mergulhar de cabeça durante cerca de três meses nesse universo. “Eu ficava um pouco insegura. Era uma personagem com uma carga dramática muito forte. A grande questão é que por mais que a gente estude, se prepare, sempre acaba se perguntando: será que eu vou conseguir passar com a fidelidade que a personagem precisa? Será que conseguirei ser verdadeira? Ao mesmo tempo, por ser uma personagem que existiu na vida real, é preciso ter cautela na hora de interpretar” - comenta a atriz.
“Foram três meses de preparação, com pessoas ajudando tanto