demanda
Conhecida também como “procura”.
De acordo com alguns economistas a evolução da microeconomia teve início basicamente com a análise da demanda de bens e serviços cujo o fundamento estão alicerçados no conceito subjetivo da utilidade
CONCEITO SUBJETIVO DA UTILIDADE.
Este representa o grau de satisfação que os consumidores atribuem aos vens e serviços que adquirem no mercado ou seja sua utilidade e qualidades que esses bens econômicos possuem a fim de satisfazer as vontades/necessidades humanas. Levando-se em conta os aspectos psicológicos e preferências subjetivos a utilidade difere de consumidor para consumidor.
Na microeconomia tudo que vemos nos ajuda a chegar no melhor resultado nos preços , no tocante demanda e oferta.
UTILIDADE TOTAL E UTILIDADE MARGINAL
Esses conceitos foram elaborados no fim do século passado
Da utilidade marginal derivam curva derivam a curva da demanda e suas propriedades.
Total – tende a aumentar, quanto maior for a quantidade consumida de um bem ou serviço .
Marginal – É a satisfação adicional (na margem) obtido pelo consumidor de uma ou mais utilidade do bem que pode ser crescente ou decrescente .
Compõe ainda essa teoria :
VALOR UTILIDADE E VALOR TRABALHO
Valor Utilidade: ao contrario da teoria valor trabalho desenvolvida pelos economistas clássicos, esse se forma pela demanda gerada pela satisfação que um bem ou serviço representa ao consumidor sendo portando subjetiva. O valor nasce da relação do homem com seu bem , dita a soberania do consumidor pilar do capitalismo representa a versão utilitarista.
Valor Trabalho: considera que o valor do bem se forma pelo lado da oferta pelo custo do trabalho eincorporado ao bem, são levados em conta custo de produção, mão de obra, horas tecnológicas aplicadas enfim todo o processo de produção , assim sendo OBJETIVO.
DEMANDA DE MERCADO
O conceito é definido pela quantidade desejada de certos bens ou serviços consumidos pelo consumidores em determinados