Trabalhos da escola
Programa de Capacitação para Aperfeiçoamento dos Servidores Públicos Estaduais de Nível Fundamental da Secretaria de Estado de Saúde 6º Ciclo
Rio de Janeiro Fevereiro, 2013
Racismo Institucional: um desafio para a Equidade no SUS? um desafio para a Equidade no SUS?
Apresentação
Este documento foi elaborado com base no artigo “Racismo Institucional: um desafio para a equidade no SUS? “ (KALCKMANN et al, 2007) . O objetivo geral desse documento é abordar essa temática de forma mais ilustrativa aos Servidores Públicos da Saúde de Nível Fundamental do Estado do Rio de Janeiro, que realizam o Programa de Capacitação para Aperfeiçoamento (PCA). Como contribuição almejamos sensibilizar esses profissionais para que possam assistir a população negra de forma mais adequada, com um olhar mais atento às suas necessidades, especificidades e vulnerabilidades, e sobretudo para que prestem um cuidado isento de ações discriminatórias.
Coordenação Geral de Educação em Saúde e Gestão SES / RJ
Resumo do artigo
A pesquisa foi realizada por profissionais do Instituto de Saúde da SESSP, durante o 2º Seminário de Saúde da População Negra do Estado de São Paulo, ocorrido no Município de São Paulo, em 17 de maio de 2005. O estudo teve como objetivo apontar a opinião dos entrevistados sobre a existência de racismo nos serviços de saúde. Utilizou-se um questionário e 240 pessoas responderam a pesquisa. Os resultados mostraram que a população negra vem sendo discriminada nas unidades de saúde, como usuários e como profissionais. Observou-se que os serviços de saúde, por meio de seus profissionais, aumentam a vulnerabilidade desses grupos populacionais, expandido as barreiras de acesso, diminuindo a possibilidade de diálogo e gerando o afastamento dos usuários.
INTRODUÇÃO O racismo é qualquer pensamento ou atitude que separam as pessoas de acordo com a cor da