Trabalho
A Amnésia além de caracterizada pela causa, lesão cerebral ou trauma psicológico, é também definida pelo tipo das memórias perdidas, que é o caso da Amnésia Retrógrada ou “de longa duração”, onde ocorre a incapacidade de lembrar do passado,porém capaz de aprender normalmente após o trauma que precede a amnésia. Esse processo pode ser de origem orgânica ou psicogênica. As de origem orgânica podem estar relacionadas com acidentes cerebrovasculares, demência, trauma craniocerebral e entre outras que prejudicam a função cerebral. Geralmente a região afetada segue uma lesão nas áreas do cérebro além do hipocampo, devido as memórias de longo prazo serem armazenadas nas sinapses de diferentes regiões cerebrais.
Na Amnésia Retrógrada a pessoa consegue recordar-se dos eventos que ocorreram após o trauma, mas não consegue lembrar-se de fatos e informações que lhe eram familiares antes do trauma ocorrer.
A perda de memória pode ter vários níveis de gravidade, dependendo das regiões cerebrais que foram atingidas, e como a memória de longa duração está espalhada ao longo de todo o cérebro, a perda costuma ser parcial. E quanto maior for a gravidade do caso, maior será a extensão da perda de memória. Na ocorrência de um caso de Amnésia Retrógrada grave a pessoa pode, por exemplo, não se lembrar de nenhum fato relacionado a sua autobiografia, não reconhecer seus familiares, ter dificuldade de compreensão de palavras e entre outros.
O tratamento vai depender da causa da amnésia,sendo a recuperação total possível em alguns casos ,e em casos muitos graves ,impossível.Independente do caso da amnésia o paciente deve fazer terapia, buscando nova formas de adaptar-se a realidade , fazendo uso de novos métodos de memorização e tentar levar a vida da forma mas saudável possível, embora a perca de