Materias
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
BELARMINO DE SOUZA COSTA FILHO
CLÁUDIO EVANDRO COELHO DOS SANTOS
FABIANA MORAES
HUGO FERREIRA DE OLIVEIRA
IAGO DE SOUZA TEIXEIRA
RICARDO MORAES
Prof.ªMARIANA DOMINGUES VON PAUMGARTTEN
Belém/PA 2013
UNIVERSIDADE DA AMAZÔNIA – UNAMA
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
CONCRETO DE ALTA RESISTÊNCIA - CAR
Belém/PA
2013
INTRODUÇÃO
O concreto é um material de construção heterogêneo resultante da mistura de um aglomerante hidráulico com matérias inertes e água. O aglomerante usualmente usado é o cimento Portland, os matérias inertes do concreto são designados por agregados, que quando classificados conforme granulometria (dimensões) recebem as denominações de agregados graúdos e agregados miúdos, é um dos produtos mais consumidos no mundo, perdendo apenas para a água, o que o torna muito importante para a construção. Ele não é tão duro nem tão resistente quanto o aço e, mesmo assim, é mais usado que este na construção civil.
Há pelo menos, três razões principais para o concreto ser mais utilizado: excelente resistência do concreto a água (usado em barragens, revestimentos de canais, estacas, fundações, lajes, vigas, muros, etc.); fácil manuseio, sendo adequado a uma variedade de formas e tamanhos; baixo custo e fácil disponibilidade do material para obras (em geral cimento, agregados e água são relativamente baratos e facilmente encontrados no mercado) (MEHTA; MONTEIRO, 2008). A cura do concreto é importante no sentido de evitar que o concreto perca sua água responsável pela hidratação dos compostos presentes na pasta de cimento, principais responsáveis pelo ganho de resistência no concreto, além de promover maior durabilidade, em seu estado endurecido, contra agentes agressivos.
O concreto de alta resistência, como o nome já diz é aquele que tem a característica de atingir grande resistência, com pouca idade, podendo dar mais